Escolha uma opção:

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Uma Encomenda para um Novo Mundo - Deco Sampaio


Acabei de ler essa maravilha de livro, e deixo uma resenha para deixar os amigos curiosos:



Somente o prefácio deste livro, muito bem escrito, já nos leva a uma reflexão atemorizante do que o futuro nos reserva, caso o chamado “ser racional” não comece a tomar atitudes imediatas para manter o meio ambiente da forma que está, sem a sua alarmante degradação continuada, e o mais difícil, mas não impossível, a reversão deste processo, nos fazendo acreditar que é possível sonhar com os olhos abertos a ideia de viver num mundo mais justo e equilibrado para todos.
Logo no primeiro capítulo já me deparei com um desafio: encontrar a lógica existente no livro, pois o personagem rumava para um encontro marcado há 324 anos com alguém que ele conheceu num passado distante. Esse detalhe aguçou a minha curiosidade e a busca pela lógica tornou-se a minha missão...
E falando em lógica, eis que surge o primeiro sinal da evolução tecnológica que tanto me fascina, quando o protagonista revela que os pensamentos já podem ser lidos.
O primeiro mistério do livro é um acidente automobilístico, numa época em que eles felizmente quase inexistiam, como se fosse um fato programado que deveria ocorrer, mas por quem, ainda não sei, talvez o destino, talvez algo muito maior e ainda incompreensível...
Na recuperação do protagonista, ele sofre um tipo de amnésia e sua mente é lançada para o século XX enquanto seu corpo se encontra no século XXIV, onde ele se depara com toda uma nova e maravilhosa tecnologia e muitos mistérios a cerca de quem realmente ele é.
Vê-se claramente que o protagonista não é um homem qualquer, ele é famoso por muitos motivos que ainda não sabe e que uma aventura pelo Brasil lhe trará respostas.
E um dos elos com o seu passado mais confunde do que explica, quando encontra o primeiro amigo do protagonista no Maranhão e propõe uma maneira nada convencional para que ele se recorde de tudo que viveu e que traz alguns resultados positivos interessantes a princípio.
Enquanto vagueia pelo novo mundo que tem pela frente, o protagonista é levado a conhecer um mundo justo e igualitário, pautado no equilíbrio econômico, ordenado pela tecnologia.
Só que nem tudo são flores no paraíso, eis que a violência surge e com ela motivações para ele ainda desconhecidas, mas que deixam claro que a sua vida corre perigo.
O autor nos leva a pensar que de fato este personagem principal, que parece ter mais de um nome, nasceu realmente no século XX e que a culpa ou crédito pelas mudanças do mundo são suas e que somente ele pode reverter todo o processo, o que seria impensável, afinal, por que razão alguém com um pouco de juízo em sua cabeça pensaria em destruir todo o avanço conseguido a duras penas...
Mais existem forças ainda ocultas que aparentemente querem de volta um passado onde o caos parecia reinar e somente as lembranças dele poderão esclarecer os porquês que povoam o enredo.
E para se fortalecer e conseguir superar os obstáculos que surgem pelo caminho, eis que o protagonista conta com a ajuda de um amigo de séculos atrás, por mais que isso pareça impossível...
Pouco a pouco um cenário vai surgindo e as dúvidas começam a desaparecer ou são substituídas por outras, ainda maiores, aumentando a tensão e a curiosidade de se manter na leitura, e quando nós deparamos com o maior mistério do livro, o encontro cujo o protagonista busca e que foi marcado há mais de 300 anos, as dúvidas só se multiplicam e o "como?" fica preso na garganta...
Outro mistério é como o protagonista conseguiu mudar o mundo, qual foi o seu planejamento essencial, no que ele foi baseado? Nesse caso a resposta é simples: ele espelhou seus planos no maior exemplo de evolução equilibrada já existente no planeta Terra.
Você tem ideia de qual seria esse avanço? Sinto muito, mas você vai ter que ler para descobrir...
Talvez o maior dos segredos do enredo é a longevidade do protagonista. Será que criaram uma máquina do tempo ou foi através da clonagem? E quais foram os efeitos colaterais desta obsessão por mais tempo?
Mas estas são dúvidas pequenas, se perguntamos como foi possível a quase estagnação da corrupção no mundo?
Essa deve ser a sua principal busca ao ler essa obra única e inspiradora, que traz uma receita fantástica para que a criação de um mundo melhor saia da teoria para a realidade, apesar de que não podemos esquecer que tudo tem um preço e nem sempre ele é fácil de se pagar...
Você acredita que o mundo pode mudar, acredita que o futuro será melhor ou pensa mesmo que ele está condenado pela ganância dos homens?
Deixe todas as suas dúvidas e preceitos de lado e embarque nessa viagem fantástica proporcionada por um brilhante escritor, que soube se utilizar como ninguém da tecnologia, do amor e do tempo para escrever uma obra que tem a pretensão de ampliar os seus horizontes.
Cá entre nós, eis que comigo ele conseguiu...

JoeFather - Joel Garcia da Costa
Dezembro de 2017